blogdolobao.com

Prevenção Contra Assaltos - Segurança Pessoal

" /> " />

This page require Adobe Flash 9.0 (or higher) plug in.

Redes Sociais

FacebookTwitterYoutube

SIGA NOSSO TWITTER

picasion.com_2bbb1012f9e07a3682479533321abe94.gif
Araucária
GERAL - ULTIMA HORA
Escrito por LOBAO   
Sex, 25 de Novembro de 2011 16:54

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

(Proerd) formou mais uma turma a de 2011- confira o vídeo

 


..

Formatura ocorrido no Ginásio Municipal Joval de Paula

 

 

 

Confira as fotos do evento no link abaixo na pagina do Face book do Blog do Lobão .

http://www.facebook.com/pages/BLOG-DO-LOB%C3%83O/254733011231281

 

link do ALBUM -   http://www.facebook.com/media/set/?set=a.278066958897886.57687.254733011231281&type=3&saved

 

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.278066958897886.57687.254733011231281&type=3&saved


O PROERD no Paraná teve sua origem, em 1998, com a ida de dois Oficiais Superiores, da POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, ao Estado de São Paulo, onde lá realizaram o Curso de Instrutores PROERD. No retorno estes Oficiais elaboraram um Projeto de Implantação do PROERD no Estado do Paraná, sendo tal documento entregue ao Comandante-Geral da Corporação. No ano de 1999, um dos Oficiais Superiores que seguira a São Paulo, Instrutor Proerd, propôs, no Curso Superior de Polícia, como tema de Monografia a ser realizada em dupla: “UM PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA” – “PROERD”;“DRUG ABUSE RESISTANCE EDUCATION” – “D.A.R.E./AMÉRICA”, PARA A PMPR E ESCOLAS DE 1º GRAU DA REDE DE ENSINO DA CAPITAL DO PARANÁ.” Tal tema, dentre outros sugeridos, foi escolhido, realizando-se o Projeto de Pesquisa Monográfica e a Monografia propriamente dita, tendo como Orientadores, de Metodologia e Conteúdo, Professores da Universidade Federal do Paraná e da Polícia Militar do Paraná, respectivamente. Com a  aprovação da Monografia, que constatou a existência de outra similar realizada no Paraná nos idos de 1994, desencadearam-se os esforços mais concretos para a implantação do Programa no Paraná. Com a designação do Oficial Superior, Instrutor PROERD, para o 9º Batalhão de Polícia Militar, com sede no Município de Paranaguá, quando do advento da Operação Verão/1999, o teor monográfico foi apresentado ao Diretor da Colônia de Férias do SESC/CAIOBÁ, em Matinhos – Paraná, sendo  que este realizou contato com a Direção do SESC da Capital e com o então Prefeito Municipal de Matinhos, os quais deliberaram pelo custeamento das despesas necessárias para a formação de mais um Instrutor PROERD, agora da Guarnição Policial Militar de Matinhos – Paraná, sendo definido que seguiria ao Estado de São Paulo uma Policial Militar Feminina, para após a conclusão do Curso de Instrutor Proerd, aplicar a proposta didática e pedagógica do PROERD nos colégios da rede de ensino fundamental daquele Município litorâneo. Assim foi feito aplicando-se o Programa, como “PROJETO PILOTO”, em 07 (sete) Escolas daquele Município, com a formação de aproximadamente 600 (seiscentas) crianças, as quais, em evento solene e festivo, foram diplomadas no Ginásio de Esportes do SESC/CAIOBÁ, com o ostensivo reconhecimento das comunidades locais. Após o êxito desse “PROJETO PILOTO” o PROERD foi implantado, oficialmente, no mês de Julho de 2000, com a realização do I CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES PROERD, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais – Paraná, ministrado por Mentores da Polícia Militar de São Paulo. No mês de Setembro de 2000, os 31 (trinta e um) Instrutores formados, aplicaram o Programa em 94 (noventa e quatro) Escolas, atingindo um total de 7.108 (sete mil, cento e oito) alunos, em 11 (onze) Municípios do Estado do Paraná, dentro da faixa etária de 09 (nove) a 12 (doze) anos de idade, regra geral inseridos nas quartas séries das rede de ensino fundamental.

PROERD HOJE

Hoje, sem ao menos percebermos, encontramos na Terceira Guerra Mundial, guerra contra as drogas, que se alicerça basicamente em três pontos fundamentais: Erradicação das culturas de vegetais psicotrópicos, Supressão do tráfico transcontinental e repressão do comércio clandestino. Esquecendo todavia, do trabalho fundamental ou de base, que é a prevenção junto àqueles que ainda não tiveram contato com as drogas.

A Policia Militar Brasileira, diagnosticando esta falha, vem desde 1.992 desenvolvendo um programa educacional que visa prevenir crianças, em idade escolar, dos males causado pelo uso das drogas, para isso foi criado o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência) um programa que vai além dos tradicionais programas contra as drogas, que não invalida  qualquer outro programa de prevenção dirigido aos jovens.

É um programa que ensina as crianças  a resistirem às drogas, e ainda, as ensinam a como resistir na prática as ofertas de certas pressões dos grupos, e de atos violentos.

Com o PROERD  a Polícia Militar do Estado de Paraná, juntamente com as Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Municipais de Educação, Núcleos Regionais de Educação e as Escolas Particulares. De imediato foi alcançado um excelente nível de integração entre a Polícia Militar, alunos, pais, professores e comunidade, facilitando sobremaneira o papel constitucional de Polícia Preventiva.

Araucária

Por telefone: (0xx41) 3901-5493

Por email: contato@proerdBRASIL.com.br

Por Carta: Alfredo Charvet, nº 633 - Porto Laranjeiras - Cep: 83703-230 - Araucária - Paraná

Fonte - www.proerdbrasil.com.br

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou, nesta quarta-feira (23), mais 690 alunos de sete escolas municipais de Araucária e do Colégio São Vicente de Paulo. A solenidade acontece no Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira, às 14h

O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) com alunos matriculados nos 5º anos do ensino fundamental.

Proerd

É uma iniciativa de prevenção às crianças do Ensino Fundamental da Polícia Militar. Além dos alunos, os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, o que representa um esforço cooperativo entre escolas, pais e Polícia Militar.

Números

O PROERD é baseado no Programa Americano chamado Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E). Desenvolvido em mais de 50 países, cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD. Em mais 10 anos o PROERD em parceria com a Secretaria Municipal de Educação já formou mais de 16 mil crianças no município.

Escolas participantes 2011

Escola Municipal Archelau de Almeida Torres

Escola Municipal Ayrton Senna da Silva

Escola Municipal Eglé Cordeiro Machado Pinto (CAIC)

Escola Municipal Gal. Celso de Azevedo Daltro Santos

Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka

Escola Municipal Profª Azuréa Busquette Belnoski

Escola Municipal Senador Marcos Freire

Colégio São Vicente de Paulo

Confira as fotos do evento no link abaixo na pagina do Face book do Blog do Lobão .

http://www.facebook.com/pages/BLOG-DO-LOB%C3%83O/254733011231281

vídeos e fotos -Lobão

Última atualização em Sex, 25 de Novembro de 2011 17:13
 

Quarta, 17. Setembro 2014

Valid XHTML & CSS | Design by: LernVid.com